Radio Mix Bahia FM - 89,9

Notícias


Publicada em 20 de Fevereiro de 2023 ás 10:12:59

Banda Motumbá, famosa por sua mistura musical

Fonte: Divulgação
Alexandre Guedes

No idioma iorubá, Motumbá é uma saudação e significa um pedido de bênção a Deus. É também o nome da já consagrada banda que é destaque nos carnavais e na vida cultural da Bahia. Por isso mesmo, “Motumbá pra você” é o nome de um de seus trabalhos. O CD, produzido pelo próprio grupo, é dirigido por Alexandre Guedes e Carlos Pedreira. A história do grupo, no entanto, é mais antiga e se mistura com a história de Guedes. Percussionista, cantor, compositor e arranjador, o band leadear tem um percurso de respeito quando se trata de música baiana, com mais 20 anos de carreira. Também foi ele que comandou a primeira formação da banda Timbalada, interpretando, inclusive, o sucesso “Canto pro Mar”.

banda Motumbá surgiu no final de 2004 e explodiu ao som da música “Bororó”. A intenção do grupo é trabalhar as possibilidades da música. Por isso, a experiência de misturas e arranjos entre MPB, samba-de-roda, frevo, merengue, percussão e raízes baianas.

A banda apresenta-se como um delicioso coquetel de suingues, que vai do axé a um tipo de afro-pop-caribenho, mas que se abre constantemente a novas experimentações. “A intenção é sempre misturar todo o tipo de música. A gente não tem um segmento. Seguimos a música, seja ela de que gênero for. Apenas priorizamos a qualidade e, claro, que realmente balance a galera” destaca Alexandre Guedes.

Mesmo assim, é possível distinguir algumas das inúmeras influências que compõem a personalidade sonora da Motumbá como o samba, o samba de roda, o merengue e mesmo a própria experiência da Timbalada. 



Mix Bahia FM

 

Leia Também

Mix Bahia FM - Todos os direitos reservados
Rua João Hipólito de Azevedo, Nº 01,
Centro - 1º andar, sala, 02 - CEP-44245-000
Telefone (75) 3243-1299
Conceição do Jacuípe - Bahia- Brasil